Blog Bürohaus Móveis
16/05/11

A música nos anos 2000. As músicas que bombaram na década passada

Publicado por: Thamires G Pedroso Tags: , , , ,

É fácil para quem tem mais de vinte anos recordar e até mesmo fazer comparações em relação aos gêneros musicais que fizeram a cabeça das pessoas na década de 2000. Seguindo a linha oposta dos anos 90, que se permaneceram fiéis aos mesmos estilos musicais que eram ouvidos nos anos anteriores, a década de 2000 causou uma verdadeira revolução no mundo da música, quebrando certos paradigmas. Os aparelhos de reprodução musical como mp3players, Ipods e até mesmo celulares contribuíram de forma direta para que essa mudança acontecesse; nos anos anteriores a esses lançamentos as pessoas conseguiam escutar somente um cd por vez, entretanto, esses eletrônicos mudaram a forma de se ouvir música, tornando possível armazenar em único aparelho boa parte dos hits de sucesso. Mas é bom salientar também que para um colecionador de verdade, não há nada melhor do que apreciar uma linda estante CD repleta de álbuns dos artistas preferidos!

As coleções de CDs nunca vão deixar de existir entre os amantes de música

As coleções de CDs nunca vão deixar de existir entre os amantes de música

Os novos eletrônicos não facilitaram somente o jeito de ouvir música, mas fizeram com que os ouvintes ficassem mais ecléticos, ou seja, da mesma forma que alguém possui uma melodia de reggae em seu aparelho, pode ter também algo voltado para o hardcore. Essa nova forma de se ouvir música ditou as regras dos gêneros musicais na década de 2000. Diferente das décadas anteriores que possuíam somente um estilo predominante, os anos 2000 marcaram a história por fazer uma grande miscigenação de estilos, causando a explosão do Pop e trazendo para mídia outros ritmos como Hip Hop, R&B, Rock e Dance Music.

Um pouco mais sobre os estilos

Hip Hop / R&B/ POP

O Hip Hop americano se tornou um dos ritmos prediletos de jovens nas grandes cidades. Fazendo referência à vida urbana, o estilo musical se tornou mais popular do que o Rock e o Pop em algumas metrópoles do mundo. Artistas como Jay-z , Eminem, Outkast, Missy Eliott, Nas, entre outros, invadiram as paradas da Billbord nos últimos anos.

Hip Hop - Um dos estilos que mais cresceu e rompeu os preconceitos

Hip Hop - Um dos estilos que mais cresceu e rompeu os preconceitos

Já o Urban Pop, Teen Pop, e Adult Contemporany sofreram grandes influências do R&B, Jazz e Soul, trazendo artistas como Amy Winehouse, James Blunt, Beyoncé, Christina Aguilera, Black Eyed Peas,Dido entre outros, causando verdadeira extinção das boybands típicas dos anos 90. Apenas cantoras como Madonna ainda conseguem permanecer nas paradas.

Rock

O Rock ainda permaneceu popular, porém, com a grande aceitação do Hip Hop, perdeu um pouco de seu espaço nas paradas musicais. A década de 2000 marcou a volta de grandes bandas como o Kiss, AC/DC e Guns N’ Roses, que gravaram novos álbuns; e outras bandas como Foo Fighters, Nickelback,ColdPlay, Linkin Park continuaram fazendo sucesso.

Beatles - Uma das bandas percussoras do Rock

Beatles - Uma das bandas percussoras do Rock

A grande característica do Rock é a capacidade de se formar subgêneros dentro de um gênero principal. Isso faz com que o público que tem preferência pelo rock possa escolher aquele estilo que mais lhe agrada. Temos como exemplos de subgêneros do rock: pop, heavy metal, hardcore, punk rock, indie, hardrock, ska, entre outros. Essa grande variedade faz com que o rock continue se reinventando e conquistando o público.

Dance Music e Música Eletrônica

A Dance Music agita as pistas de dança

A Dance Music agita as pistas de dança!

Na década de 2000 a Dance Music ganhou novas facetas e se fundiu com a Música Eletrônica, que pode ser criada ou modificada através de aparelhos eletrônicos e softwares; sub-estilos como Techno, House, Acid, Drum ‘n’ Bass desenvolvidos com base na própria Dance Music. Dentro essas novas vertentes também surgiram artistas que se classificam como eletro-pop, dentre eles estão Lady Gaga, Britiney Spears, Kylie Minogue, entre outros.

Top 10 de CDs mais vendidos na década de 2000

Os CDs mais vendidos da década acompanham a linha de raciocínio de que o público se tornou eclético e passou a consumir diversos estilos musicais diferentes, mas muitas pessoas questionam a lista feita pelo site Music Week e dizem que faltaram muitos artistas. Vale lembrar que essa seleção foi feita entre os anos 2000 e 2009! Confira abaixo a lista dos 10 cds mais vendidos da primeira década dos anos 2000.

1. Back to Bedlan – James Blunt – 3.120.833 cópias
2. No Angel – Dido – 3.023.288 cópias
3. White Ladder – David Gray – 2.888.025 cópias
4. Life for Rent – Dido – 2.823.569 cópias
5. 1 – The Beatles – 2.823.569 cópias
6. Scissor Sisters – Scissor Sisters – 2.686.705 cópias
7. A Rush Of Blood To The Head – Coldplay – 2.638.927 cópias
8. Hopes and Fears – Keane – 2.627.253 cópias
9. X&Y – Coldplay – 2.473.433 cópias
10. Back to Black – Amy Winehouse – 2.467.575 cópia

10 Respostas para “A música nos anos 2000. As músicas que bombaram na década passada”

  1. felipe macca

    Cadê All that you can´t leave behind e How to dismantle an atomic bomb, com 12.000.000 e 9.000.000, respectivamente??

  2. Lucas

    Td mundo reclama da queda da venda de cds, eu tenho tds dos “artistas” que gosto.. Mas o problema é que não vejo graça nenhuma em comprar cds hj por ser tudo tão estético, comercial… A musica perdeu a graça.

  3. Will Makaveli

    Sei lá, mas essa lista me parece estar errada, afinal o Eminem, que foi o artista que mais vendeu na década não aparecer aí é inexplicável. Se eu não me engano o álbum “The Marshall Mathers LP” vendeu mais que alguns aí e o “The Eminem Show” também. Vê aí.

  4. Dan

    cade os cds do eminem? devia ter pelo menos 1 ou 2 nessa lista!

  5. Carlos de Andrade

    Q isso, Green Day vendeu 15 milhoes de copias com American Idiot em 2004, totalmente furada essa lista

  6. burohaus

    Olá amigos,

    agradecemos a interação de todos em nosso blog!

    A lista é contraditória sim, podemos notar em diversos outros sites onde nos baseamos para criar essa lista.

    Uma referência onde mostra a mesma lista é no site do Terra: http://migre.me/4CT9J

    Abraços para todos!

  7. RAYANE

    Ñ ACHEI O QUE QUERIA…


  8. mt bg achei oque querias


  9. gente é muito chato estudar sobre os estilos musicas


  10. é muito chato mesmo estudar esses estilos!!!

Deixe seu comentário