Blog Bürohaus Móveis
10/05/11

A evolução dos aparelhos de TV

Publicado por: Thamires G Pedroso Tags: , , , ,

Chegar em casa depois de um dia de trabalho, tomar um bom banho e sentar no sofá para ver TV é um ritual praticado por grande parte das pessoas no mundo inteiro. Quando os aparelhos chegaram ao Brasil, na década de 50, muitos afirmavam que o produto não emplacaria, era somente mais uma novidade apresentada que com o passar dos anos perderia o interesse, entretanto, quem fez essa afirmação a mais de meio século atrás estava redondamente enganado. A televisão não se tornou somente um dos eletrodomésticos mais consumidos, mas também revolucionou o mundo, criou tendências e influenciou diretamente no comportamento das gerações vindas após seu invento.

Atualmente, é difícil de acreditar que a televisão já foi artigo de luxo e que sua imagem possuía muitos chuviscos, sem uma definição perfeita. Com o passar dos anos, a TV se popularizou assim como o rádio, a tecnologia evoluiu, o preço diminuiu e atualmente ela está presente na maioria das casas mundo. Assim como outras invenções espetaculares, a TV contou com a ajuda de diversos pesquisadores e levou alguns anos para ser construída de fato. As primeiras transmissões de teste foram feitas por volta de 1920, porém, entre os anos 1926 e 1927 foram feitas as primeiras transmissões oficiais na Inglaterra e nos Estados Unidos, respectivamente.

Um pouco mais de história…

Um dos primeiros aparelhos de TV

Um dos primeiros aparelhos de TV

A década de 30 marcou o início da lapidação dos aparelhos televisivos, a segunda guerra mundial intensificou as pesquisas na área e durante esse período surgiram grandes emissoras como a BBC. Os aparelhos começavam a ser produzidos em grande escala, mas poucas pessoas ainda possuíam acesso a eles, pois além do rádio ainda ser um dos meios de comunicação mais populares, o visor das TVs não passavam de cinco polegadas, tornando difícil a visualização. A partir de 1936, se iniciou a corrida para uma melhor qualidade de imagem dos aparelhos, nesse mesmo ano a coroação do Rei Jorge IV em Londres foi transmitida ao vivo para aproximadamente 50 mil pessoas. A primeira transmissão em cores que se tem notícia foi realizada nos anos 40, telejornais e programações esportivas começaram a ganhar destaque. O verdadeiro boom surgiu na década de 50, as televisões começaram a invadir a casa dos americanos e de lá partiram para o mundo inteiro, chegando ao Brasil através da ajuda do empresário Assis Chateaubriand.

A evolução dos aparelhos de TV

Atualmente, se contarmos a uma criança que a TV já foi um verdadeiro artigo de luxo – assim como um Ipad – e muitas pessoas pagavam rios de dinheiro para ter um aparelho com uma tela de apenas cinco polegadas e resolução horrível, certamente ela não vai acreditar. No início dos anos 30, os aparelhos eram enormes e ocupavam grande espaço em nossas casas; atualmente é possível assistir TV através de aparelhos celulares. Pensando nessa evolução, vamos falar um pouco mais sobre cada aparelho e suas peculiaridades.

Por muito tempo as TVs de 29'' foram o sonho de consumo de muitos brasileiros

Por muito tempo as TVs de 29'' foram o sonho de consumo de muitos brasileiros

TV Analógica

As TVs analógicas foram criadas no século XX e perduraram até o final dele, o sinal é transmitido por ondas de rádio variáveis que o aparelho traduz em imagem e som. Apesar de o sistema funcionar durante anos e atravessar décadas, ele apresenta as seguintes falhas:

- O CRT (tubo de raios catódicos) convencional exibe por volta de 480 linhas visíveis, as emissoras trabalham com sinais desse tipo que funcionam bem há anos, entretanto, esse sinal não consegue preencher muito bem as linhas necessárias para uma TV de grande porte.

- Os sinais analógicos podem sofrer certas interferências, provocando assim uma deterioração da imagem que é recebida em relação a imagem emitida. Alguns agentes responsáveis por essas interferências são: condições climáticas, edifícios altos e fontes de energia eletromagnética.

Televisão Digital e HDTV

A TV digital usa modo de compressão e modulação digital para enviar vídeo, áudio e dados para os aparelhos compatíveis à sua tecnologia, proporcionando assim uma transmissão e recepção de maior qualidade. Quando exibida em uma TV de pequeno porte, o sinal digital aumenta consideravelmente a qualidade de imagem. Vejamos alguns benefícios da TV digital:

- Os canais podem incluir conteúdo interativo ou informações adicionais.

- O sinal digital consegue captar uma resolução maior, então a imagem fica boa mesmo em uma TV de grande porte.

A sigla HDTV vem do inglês e tem o significado de “High Definition Television” (Alta Qualidade de Televisão). O sistema HDTV teve sua iniciação na década de 90, nos EUA. A alta definição aparece como o ápice da tecnologia, saciando a vontade dos telespectadores de terem uma imagem mais limpa e melhor qualidade nas transmissões.

Diferença entre TVs de Plasma, LCD e LED.

Os aparelhos de TV fininhos e modernos viraram uma verdadeira febre entre os consumidores, quem atualmente não quer ver o seu time ganhar com uma imagem em alta definição ou deixar o ambiente mais bonito colocando-a sobre um Rack  TV LCD ou pendurando-a na parede? Mas, na hora da compra o aparelho, eis que surge a seguinte dúvida: Qual é a diferença entre Plasma, LCD e LED? Bom, vamos à explicação:

LCD

O significado de LCD é “display de cristal líquido”. Essa tecnologia é a dominante do mercado, sua tela é mais brilhante e se torna ideal para ambientes claros; reflexos vindos de outros ambientes não atrapalham sua visão, no entanto, dificilmente você encontra aparelhos com mais de 50 polegadas.

TV de LCD

TV de LCD

Plasma

O brilho dos displays é inferior aos aparelhos de LCD, porém, seu contraste é bem melhor. Alguns modelos podem apresentar manchas no plasma ao longo dos anos, causadas pela reprodução dos logos das emissora de TV ou até mesmo imagens estáticas, como as que ocorrem em jogos de vídeo game. Mas, se você quer uma TV bem grande elas são ideais, facilmente se encontram aparelhos com mais de 50 polegadas.

TV de Plasma

TV de Plasma

LED

A TV de LED é o que existe de mais moderno no mercado atualmente; elas são uma junção entre as tecnologias de Plasma e LCD e oferecem aparelhos extremamente finos. O contraste delas é superior aos aparelhos de Plasma e seu brilho é superior ao LCD, porém, o preço não é dos mais baratos. A diferença entre uma TV de LED e as TVs de Plasma ou LCD pode chegar a mil reais.

TV de LED

TV de LED

4 Respostas para “A evolução dos aparelhos de TV”


  1. [...] normais e permitem ler e-mails, acessar redes sociais, ler livros, entre outras coisas. As TVs também entram nessa lista, com tecnologia avançada e uma resolução cada vez melhor, seu pai vai [...]

  2. eva

    é até bem legal mas é grande resumido seria melhor mas valeu pela ajuda

  3. elisa

    muito legal gostei ajudou


  4. Opa muito obrigado me ajudou muito no meu trabalho de escola

Deixe seu comentário