Blog Bürohaus Móveis
24/05/11

5 Dicas para montar seu Home Office

Publicado por: Thamires G Pedroso Tags: , ,

Trabalhar em casa nem sempre são flores, como muitas pessoas dizem por aí. Ainda que a tecnologia nos forneça grande parte dos aparatos necessários para desempenhar as atividades, o ambiente é algo essencial para a um bom desempenho das tarefas. Pouco espaço e desorganização podem influir diretamente na sua produtividade. Quem nunca esticou o expediente e levou o trabalho do escritório para casa? E quando é necessário trabalhar em um projeto de freelancer? Hoje em dia é comum encontrarmos um cômodo da casa reservado para o Home Office (escritório em casa), pois ele proporciona mais conforto na hora de trabalhar. Inicialmente, para a construção desse local, é necessário somente alguns móveis para escritório como mesa, cadeira, escaninhos para papel, estante para livros, etc. Porém, nós sabemos que a decoração é capaz de transformar os ambientes deixando tudo mais aconchegante e agradável. Então, que tal algumas dicas para deixar o local que você desenvolve suas atividades profissionais um pouco mais bonito?

Home Office - Trabalhando em casa

Home Office – Trabalhando em casa. Fonte: 2dayconsultoria.com.br

1º Passo: Priorize suas necessidades

Antes de iniciar a montagem de seu Home Office tenha em mente com que frequência você vai usar o local. É um ambiente somente para trabalhos esporádicos ou você pretende passar grande parte do seu dia nele? Outra pergunta importante para delinear o perfil do local é: Só você vai usar o escritório ou irá dividir com outros membros da sua família? A partir desses pré-requisitos, fica mais fácil de você determinar se o ambiente será algo mais formal ou algo irreverente.

2º Passo: Escolhendo o ambiente

Não venha com desculpas de que sua casa não comporta espaço para um Home Office. Com apenas 3m² é possível instalar uma mesa de escritório com 50 cm de profundidade e 90 cm de comprimento, além de uma estante para livros e um gaveteiro sob medida. Seja qual for o ambiente da casa escolhido, verifique se a parte elétrica possibilita a instalação de novas tomadas além de pontos para telefone e internet banda larga.

3º Passo: Conforto é essencial

Um dos principais motivos para se abandonar o escritório da empresa e vir para casa é o conforto que a mesma lhe proporciona, portanto, a escolha do mobiliário necessita de atenção essencial! Esqueça as cadeiras da sala de jantar, opte por cadeiras de escritório que melhor se adaptam ao seu corpo. A sua mesa deve ter altura proporcional ao seu corpo para evitar doenças, como LER. Segundo especialistas, o tamanho ideal varia entre 75 a 80 cm de altura. Tenha também no local uma boa poltrona ou sofá para quando for necessário ler um texto ou fazer uma tarefa que exija concentração, mas informalidade.

Não esqueça de se alongar, e assim, evitar doenças como a LER

Não esqueça de se alongar, e assim, evitar doenças como a LER

4º Passo: Capriche na iluminação

Uma janela ampla ajuda a iluminar o local, além de trazer aquela sensação de bem estar que só a luz do sol matutina proporciona, entretanto, procure deixar os móveis um pouco afastados da luz solar, pois o contato direto da luz com eles pode prejudicar sua conservação. Se você optar por fazer uso de luminárias, lembre-se de que a iluminação deve ficar em posição perpendicular, vinda da direita para quem é canhoto e da esquerda para quem é destro (assim evitam-se sombras no papel).

5º Passo: Como decorar

Fuja dos excessos! Nada de encher sua mesa com suvenires trazidos de viagens por amigos, bibelôs e centenas de porta retratos. Deixe sobre a mesa apenas coisas necessárias para o seu trabalho. Uma boa dica é fixar sobre sua bancada um painel magnético para colocar lembretes ou compromissos importantes. Os acessórios de plástico ou zinco são bem vindos por serem opções econômicas e resistentes, outro material legal para se trabalhar é o acrílico, que por ser transparente oferece uma boa visibilidade dos objetos, porém, o cuidado com ele deve ser redobrado, pois ele é muito sensível a riscos. Para pintar paredes, opte por cores claras, como verdes e azuis claros que são calmantes; não use vermelhos, pois eles podem causar um stress visual.

Decorando seu Home Office

Decorando seu Home Office. Fonte: vidafelizdemais.blogspot.com

Viu como é fácil? Em 5 dicas rápidas provamos que montar um Home Office pode ser tão fácil como fazer um bolo com uma receita! E você… O que achou dessas dicas? Compartilhe com a gente a sua experiência… Se tiver um Home Office, conte-nos como ele é mobiliado!!!

Uma resposta para “5 Dicas para montar seu Home Office”


  1. Oi! Vim dar parabéns ao blog, uma nova iniciativa bem executada.
    Vou seguir acompanhando.

    Grande abraço!

Deixe seu comentário